Social bookmarking, uma forma de organizar a informação por tagging, recorrendo a tags; uma forma de partilhar o conhecimento cuja produção resulta de um trabalho interativo e colaborativo. Enfim, uma autêntica ferramenta web 2.0!
Social bookmarking é um "sistema de bookmarks (também conhecido como favoritos ou marcadores) online, público e gratuito, que tem por finalidade disponibilizar os seus favoritos na internet para o seu fácil acesso e para compartilhar com os usuários deste tipo de serviço."
Social tagging, serviço mediante o qual o utilizador pode classificar os seus favoritos com etiquetas, palavras-chave com o objetivo de facilitar a posterior recuperação da informação, facilitando a pesquisa ,numa lógica de partilha e colaboração .
São dois métodos de armazenamento e organização da informação disponível na net ,mediante etiquetas -tags. A este processo de indexação de recursos chama-se folksonomia.
Na net, existem vários serviços de social bookmarking: delicious, diigo são excelentes exemplos.
Do bom uso das etiquetas,base do marcador social,depende a utilidade social do bookmarking para o trabalho da biblioteca.
Um recurso pode e deve ter várias etiquetas.
Da boa utilização das etiquetas depende a recuperação eficaz do recurso.
A maior parte dos serviços de marcadores sociais permite importar os favoritos que já estão armazenados no nosso pc.
Cabe à biblioteca definir um critério uniforme que torne mais fácil a recuperação da informação e faça das etiquetas um instrumento útil para os utilizadores dos recursos.
Há boas práticas que definem a seleção de tags, segundo Ulises Ali Mejias: a utilização do plural e minúsculas, agrupar palavras com underscore, seguir as convenções de tags existentes, agregar sinónimos. Deve ser-se exaustivo na atribuição de etiquetas, procurando descrever o recurso com o maior número possível de tags.
O uso de marcadores sociais na BE promove o desenvolvimento da capacidade de conceptualização e estabelecimento de relações entre conceitos, estimulando o trabalho colaborativo.
No trabalho da BE,o seu uso permite selecionar, organizar, classificar e partilhar a informação disponível online.
Os alunos têm dificuldades em encontrar na net informação de qualidade para a realização de trabalhos, pelo que a disponibilização de marcadores sociais na BE constitui uma ferramenta excelente de promoção da literacia ,da informação e não só, e um exemplo de atividade centrada nas necessidades dos utilizadores.
Sem comentários:
Enviar um comentário